Dia Mundial da Água – Consciência que vale cada gota!

Falar que a água é nosso bem mais precioso seria chover no molhado!

Desde sempre ouvimos sobre a importância de seu consumo consciente, com economia e respeito. Mas, assim como em tudo, informação nunca é demais!
Nós, da KTFER Ferro e Aço, elaboramos esse post com alguns dados atualizados sobre a água e seu consumo no mundo como uma forma de nos lembrar do seu valor e necessidade de economia.

 

Consumo de água no mundo.

Em uma média mundial, o maior consumo de água no mundo é na agricultura, com 70%, seguidos da indústria, 22% e uso doméstico e comercial com 8%. Entretanto, esses índices se alteram de país para país, considerando suas atividades, estrutura e grau de desenvolvimento econômico. É importante dizer que, nesses dados, a indústria de hidroelétricas não é considerada pois quase toda a água retirada volta para a natureza.

Consumo de água no Brasil.

Quando se trata de estrutura de água e esgoto ainda temos muito que evoluir. Você sabia que 1/3 da água a ser distribuída no país é desperdiçada antes mesmo de chegar ao consumidor final? Isso sem contar que há falta de água em metade dos municípios brasileiros, além das cidades que precisam passar, às vezes periodicamente, por racionamentos.

 

 

Brasileiros consomem mais água que a média mundial.

Somos reconhecidos pela nossa boa higiene, afinal, não são todos os países que tem hábitos tão regulares quanto os nossos. Mas isso tem um custo! Cada pessoa consome 30 litros a mais que a média mundial.

Setores que mais consomem água no Brasil.

No país, as atividades relacionadas à agropecuária – agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura – correspondem a 97,4% do consumo total, seguido por 1,0% da indústria da transformação e construção, e 0,8% de água e esgoto.

 

Água na indústria do ferro e aço.

Nós sabemos que a produção do aço, sendo o metal mais usado no mundo, impacta nos índices gerais de consumo e na preservação da água em nosso planeta.

É por isso que acompanhamos os avanços da indústria siderúrgica, no quesito sustentabilidade. Atualmente, os índices de recirculação chegam a 94% em algumas das produtoras de ferro e aço da indústria brasileira, sem gerar efluentes, uma vez que o restante da água é evaporado. Vemos também empresas que buscam o consumo de água salgada – as próximas as costas – como uma alternativa de reduzir o uso de água doce potável.

 

Nossa parte: consumo consciente de água.

Estamos aprendendo cada vez mais que nossas ações individuais impactam o coletivo, e não se trata apenas do nosso cenário mais preocupante e atual da COVID19.

Podemos aproveitar o momento para repensar nossas relações com tudo que nos cerca, e no quanto os atos individuais impactam no cenário maior.

Por isso, algumas dicas básicas ainda se fazem extremamente urgentes e fundamentais:

  • Reaproveite a água da lavagem de roupas para a limpeza de quintal, carro e etc.
  • Antes de puxar a mangueira, tente a vassoura e um pano molhado.
  • Feche a torneira: enquanto esfrega a louca, escova os dentes….
  • Tome banhos mais curtos: se cada pessoa de São Paulo reduzisse em cinco minutos o tempo de banho diário, daria para economizar 26,8 bilhões de litros de água por mês.

Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco!
Achou essa matéria relevante? Envie para um amigo e compartilhe nas suas redes sociais!

Aliás, não se esqueça de seguir a gente no Instagram e LinkedIn: @ktfer.rioclaro!

 

Fonte: Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) 2017, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) | Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – Siderurgia no Brasil 2010 – 2015

Ícone Map Pin

ATENDEMOS RIO CLARO E REGIÃO

ENTREGAS SEMANAIS EM ARARAS

KT-FER | Ferro & Aço

Av. Saburo Akamine, 1200
Jd. Matheus Maniero | Rio Claro–SP
CEP 13504-505

(19) 2111-6263
(19) 97416-3962

ktfer@ktfer.com.br

Fale Conosco